segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Barreiras à comunicação eficaz.


Uma amiga disse-me que algumas pessoas, mesmo sendo detentoras de status elevado no seu grupo social, não conseguem se comunicar eficazmente. São inteligentes, muito bem "preparadas",disse-me ela mas, no convívio social, não conseguem se fazer entender.Sempre que dizem uma coisa as pessoas entendem outra totalmente diferente.Isto me levou a pensar um pouco sobre alguns dos fatores que impedem a eficácia da comunicação entre as pessoas.

A comunicação interpessoal é um processo  de interação pessoal em que o emissor procura construir significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.Quando sucessivas  barreiras interferem negativamente nas comunicações, diminuindo ou dificultando a sua fidelidade, provocam distorções o que muitas vezes frustra o emissor  levando-o a optar pelo silêncio.

Alguns tipos de barreiras que interferem na eficácia dos  relacionamentos interpessoais. Um desses fatores que prejudicam  a compreensão do interlocutor do conteúdo da mensagem que estamos tentando comunicar é a dificuldade de aptidão ou lentidão de raciocínio o que resulta em baixo nível de compreensão do significado das palavras. Muitas vezes, com algumas pessoas precisamos repetir frases e informações julgadas essenciais à compreensão do receptor para que a mensagem não se perca.

Outras vezes,por atitudes negativas do emissor,tanto para consigo mesmo,por exemplo sentimento de inferioridade ou superioridade ou mesmo para com o receptor-antipatia pessoal ou ainda em relação ao assunto- aversão pelo tema.

O grande prestígio que a pessoa desfruta em um grupo- status elevado ou baixo pode dificultar também a comunicação ,principalmente quando o desnível entre o transmissor e o receptor é acentuado.

O estado emocional exaltado  diminui as condições para que as pessoas entendam  nem a si mesmas quanto mais a outros, e muito menos em condições de se fazer entender. Pessoas que estão em estado emocional exaltado precisam antes encontrar uma forma de se acalmar antes de tentar se comunicar ou compreender a mensagem que alguém está pretendendo passar, para que não distorçam as informações.

As idéias e juízos pré-formados ou preconceitos, também impedem análise e compreensão verdadeira dos fatos,levando as pessoas a tomarem posições radicais diante de qualquer opinião ou informação recebida do receptor ou sobre determinado tema, simplesmente por julgarem que não estão defendendo a sua opinião, seu jeito de ser. 
Um das principais barreiras causadoras de muitas falhas de comunicação ocorre, na minha opinião, quando um  dos elementos do grupo assume a defensiva.Pior ainda quando é seguido por outro(s). Sentindo-se ameaçados ou sob ataque, indivíduos reagem de maneiras que a probabilidade de entendimento mútuo seja diminuída.

Podemos melhorar  a  nossa capacidade de comunicação interpessoal minimizando as barreiras que causam distorções usando linguagem apropriada e direta,fornecendo informações claras e completas,adotando a comunicação face a face, estimulando vários sentidos do receptor sempre que possível e participando ativamente da comunicação não permitindo que os outros falem por nós. E por último a mais importante estratégia para diminuir os entraves à comunicação eficaz é a  EMPATIA. Tão raramente usada hoje em dia, o fato de tentar colocar-se na posição ou situação da pessoa com quem estamos falando,num esforço para entendê-la, nos possibilita encontrar palavras adequadas para que também nós sejamos compreendidos.

Forte abraço para você. Bom dia! Fique com Deus! Muita paz! TGSCouto.

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