quinta-feira, 31 de maio de 2012

É preciso coragem!


A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa.
Sossega e depois desinquieta.
 O que ela quer da gente 
é coragem.
                               (Guimarães Rosa)


Para fazer a viagem pela vida é preciso  muita coragem. Dominar o medo para enfrentar os desafios.
Forte abraço! E que Deus abençoe a todos nós.

terça-feira, 29 de maio de 2012

A lista


                                  (Oswaldo Montenegro)     

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais?

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Era o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

Esta inspiradora música sempre me arranca suspiros de saudades do passado e me trazem de volta à mente os momentos felizes vividos com tantos queridos e queridas que agora estão longe dos meus olhos mas eternamente guardados no coração. São eles que me dão força para suportar os momentos não tão felizes .
Quem se interessar em ouvir esta inspiradora melodia, é só clicar no link abaixo. Forte abraço amiga(o). Fique com Deus.

http://www.youtube.com/watch?v=aV99ypbCidw

domingo, 27 de maio de 2012

E se não der certo?


"Sem sonhos, a vida não tem brilho.
 Sem metas, o sonhos não têm alicerces.
 Sem prioridades,os sonhos não se tornam reais.
 Sonhe,trace metas,estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos.
 Melhor é errar por tentar do que errar por omitir".
                                                                                                               Augusto Cury

Em qualquer ação o risco e as chances de sucesso e fracasso existem. É imprescindível ter em mente que na vida nada é infalível. É se conscientizar de que o mais importante é pensar criativamente e para tanto,não temer o fracasso.O medo é o mal do conservadorismo.Ninguém gosta de errar, e muitos nem admitem(quanta arrogância!) o erro, mas se acontecer, sempre se pode tirar alguma lição,como por exemplo,ficar sabendo o que não funciona e, portanto,ter a oportunidade de experimentar novas idéias e outras abordagens,além de aprender que a vida continua apesar do erro cometido.

Quem se preocupa muito com o fracasso nunca tenta nada inovador,preferindo permanecer na sua zona de conforto da mesmice das habilidades já adquiridas.

Após um certo tempo a gente aprende que é preferível errar por tentar algo  novo do que por omissão,não tentando nada de novo por medo de não dar certo.

O crescimento envolve riscos.A pessoa tem que perder algo que lhe é familiar em troca de algo que ainda não conhece. Perder algo que está em suas mãos em troca de algo que ainda não está. Após muita reflexão aprendi que o risco, apesar de dar um certo medo, é inerente ao jogo da vida pois é o preço que se paga para viver  e não apenas existir neste mundo.

Forte abraço. Fique com Deus. Obrigada pela visita.Volte sempre!

                                                                                                                             

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Motivos para a ação.


Como educadora  o tema que mais me atrai é como nos comportamos.O que leva alguém a se comportar dessa ou daquela maneira ou ainda deixar de se comportar da forma como esperamos que se comporte. Por que dois irmãos, às vezes até gêmeos, se comportam de maneira tão diferente? Por que escolhi ser professora? E por aí vai. A lista realmente seria enorme.
Para muitos especialistas a motivação humana pode ser resumida em auto-conservação e autoexpansão. O homem procura na vida em síntese portanto seria ao mesmo tempo que satisfazer-se dentro de um quadro referencial imediato,ou seja, o que me faz feliz neste momento, projetar-se para o futuro em busca  de mais do que tem no momento e melhor.Isto significa manter-se e expandir-se. Todos os pensamentos,sentimentos e ações do homem na vida, estão, segundo os especialistas relacionados com estes motivos básicos.

Assim, teremos a diferenciação dos motivos básicos de autoconservação e autoexpansão numa série de outros, a determinação dos objetivos que atendam a estes motivos, e a escolha de caminhos que levem a esses objetivos, de acordo com as características hereditárias de cada um, com o ambiente em que foram criados e a educação que receberam e ainda o modo como ocorre  a interação entre as características da pessoa e o meio. A todo este conjunto de operações damos o nome de motivação.Colocando a questão de outra forma, o homem quando está em equilíbrio,seja consigo mesmo ou com o ambiente, sente-se  bem. O equilíbrio traz então satisfação e o desequilíbrio tensão.O desprezo com que alguém é tratado gera tensão, o que pode levar a pessoa a agir( ou reagir) desta ou daquela forma,enquanto a atenção e a amabilidade satisfazem  a pessoa por estabelecerem equilíbrio nas relações do indivíduo com o grupo  social.

Todo comportamento pode ser visto como um meio para alcançar o equilíbrio. Um equilíbrio que permanece no mesmo nível,não satisfaz ao homem. O normal não é o repouso,mas a ação.Muitas vezes o próprio homem rompe o equilíbrio para restabelecê-lo  em nível mais elevado,ou seja, quer sempre mais. A vida implica sempre em certo grau de tensão porque a cada momento o equilíbrio está sendo rompido ou ameaçado de rompimento. É a tensão interna  que impulsiona, dirige e mantém  o comportamento voltado para um objetivo que é, muitas vezes chamado de incentivo.

Motivação  significa encontrar motivos para a  ação e,para cada um uma motivação diferente irá satisfazer sua necessidade de equilíbrio: Para uns pode ser o dinheiro,a casa bonita,o carro novo, para outros o elogio ou ainda o reconhecimento poderão ser primordiais para sua felicidade.

 O baixo salário e conflito com os gestores ou colegas torna às vezes a satisfação profissional algo muito complicado de se realizar. Complicado,difícil, mas não impossível.

As minhas pesquisas me levaram a concluir que como as pessoas são diferentes,cada um com sua história, diferentes são os motivos que  justificam seu comportamento.Para conviver harmoniosamente, se faz necessário aceitar as pessoas do jeito que elas são sem querer transformá-las à força. Isto é violência. A motivação para qualquer ação inclusive para  mudar,deve provir de dentro de cada um, tendo por base o equilíbrio que encontrar  e que possibilitará a satisfação imediata (ou mesmo futura) de suas necessidades. Em caso de insatisfação, não adianta culpar o outro.Que tal começar a avaliar o lado bom da situação ou buscar novos desafios na vida,interagindo com  os outros em função de um novo projeto que possibilite repensar ou colocar em  evidência os talentos pessoais?

Conforme disse Sun Tzu, "se a vitória custa a chegar, suas armas se desgastarão e o entusiasmo tende a enfraquecer". Contudo, não  perca de vez o entusiasmo.Encontre dentro de você motivos para a sua ação. O  fato da gente abrir os olhos a cada manhã e ter a oportunidade de recomeçar,por si só já constitui um bom motivo que nos impulsiona.Seja seu maior incentivador e alcançará seu objetivo mesmo que demore.
Um forte abraço. Fique com Deus.
                                                                 
   Para você com carinho.Volte sempre.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Joia de Dalai Lama.


"Se cada um de nós puder aprender a se relacionar com o outro com mais compaixão, com um sentido de conexão com o outro e um profundo reconhecimento de nossa humanidade comum - e mais importante, ensinar isso aos nossos filhos -, acredito que isto pode abrir um largo caminho para a redução de muitos dos conflitos e problemas que vemos hoje."



sábado, 19 de maio de 2012

Para refletir- A síndrome do sapo fervido.


 Talvez você já conheça a parábola do Sapo Fervido.Ela é mundialmente conhecida.No entanto acredito que é sempre bom a gente refletir pois caracteriza bem o comportamento de muitas pessoas dentro das organizações, em especial nos dias atuais quando mudanças acontecem todo o tempo e é preciso que se adapte a ela para sobreviver numa sociedade em constantes transições. Ela caracteriza muito bem  as pessoas tipo "sapos fervidos" que,por terem se acomodado tanto à rotina, não se adaptam às mudanças com a globalização e com o avanço das tecnologias da comunicação.

Já foi comprovado através de vários estudos biológicos que se um sapo for colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa,fica completamente estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, até que ela ferva.O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudanças do ambiente) e morre quando a água ferve.Inchadinho e feliz. Se no entanto um outro sapo for jogado nesse mesmo recipiente porém com a água já fervendo,salta imediatamente para fora,meio chamuscado,porém vivo!

Existem pessoas que demonstram comportamento exatamente igual ao do sapo fervido. Não percebem as mudanças.Acham que está tudo bem, que os problemas vão passar, que é só dar um tempo...e, muitas vezes,fazem um grande estrago em si mesmas, "morrendo" inchadinhas e felizes, sem nem ao menos  terem percebido as mudanças.

Outras, ao se depararem com as transformações no  seu ambiente,pulam,saltam,descobrem ações para implementar as mudanças necessárias. Encorajam-se diante dos desafios,buscam a melhor saída para a solução dos problemas, tomam atitudes,ou seja, percebendo  inevitáveis mudanças na realidade em que vivem,procuram ajustar-se às novas situações da melhor forma possível,para não se tornarem obsoletos.

Há muitos "sapos fervidos" que não percebem a constante mudança do ambiente à sua volta e se acomodam, à espera de que alguém resolva tudo por eles; esquecem-se de que é preciso mudar,principalmente se esta mudança individual beneficia toda uma coletividade.

Em todas as situações de nossa vida, essa teoria se encaixa: pessoal,afetiva ou profissional.

É preciso nos conscientizarmos de que não  não basta sermos eficientes, (fazer certo as coisas), precisamos também ser eficazes( fazer as coisas certas),deixando espaço para o diálogo,o compartilhamento,o planejamento, o espírito de equipe,delegando,sabendo ouvir,favorecendo o nosso próprio crescimento e o daqueles com quem convivemos,seja na família, no trabalho ou na comunidade em geral.

O maior desafio, nesse mundo em constantes transformações, está na humildade de atuar de forma coletiva. Precisamos estar atentos para  a síndrome do sapo fervido.Cuidado com ela!É preciso perceber as mudanças ( no caso do sapo fervido,o aumento da temperatura da água). Olhem a volta, acordem!Só por estar acostumado ao ambiente,não se deve avaliar que tudo está certo. Saiam dessa sapos fervidos! O mundo mudou! Atualmente até o célebre "manda quem pode, obedece quem tem juízo",está sendo questionado.Se a ordem recebida não for a coisa certa a se fazer, por que não dialogar, argumentar...? Pulem fora da água quente antes que ela ferva. Nós podemos até sair meio chamuscados, mas o importante é estarmos vivos e prontos para agir.Pular e saltar apresentando ações necessárias à mudança.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ainda bém...


Ainda bem que sempre existe
um outro dia.
E outros sonhos.
E outros risos.
E outras pessoas.
E outras coisas.

                                                            Clarice Lispector

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Outra Joia de Sabedoria.



"A vida é  uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê,já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê,já é 6ª feira...
Já é Natal...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida
Quando se vê,passaram 60 anos...
Agora,é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem- um dia- uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Seguraria o amor que está muito à minha frente,e,diria,que eu amo...
Por isso digo: não deixe de fazer algo que gosta por falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
E aí a única falta que terá,será a desse tempo que infelizmente...nunca mais voltara.
Esta mensagem é um tributo ao tempo.
Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto
aquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. 
Porque a vida é agora... Não tenha medo do futuro, apenas lute e se
esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre
desejou. 
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que 
morre dentro de nós enquanto vivemos.

                                                                         Mário Quintana.

Para você aquele forte e carinhoso abraço.Muita paz!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Nada se antepõe ao Amor.


As dificuldades encontradas hoje em dia para que se possa desempenhar um bom trabalho são imensas.De fato,é muito difícil obter sucesso nos empreendimentos na atual conjuntura social em que estamos inseridos. Mas sabemos também que nada se antepõe àquele que verdadeiramente ama sua profissão e a cumpre com amor e dedicação. 

Para você que, assim como eu, ainda acredita e persegue seus objetivos,um forte e gostoso abraço.Muita paz! Com muito carinho,Terezinha.

Pessoas são Dons.

"Pessoas são dons. Pessoas são presentes, que o Pai manda para mim embrulhadas.
Umas são presentes que vêm em embrulho bem bonito: atraentes logo à primeira vista.
Outras vêm em um papel bastante comum, mas nem por isto são menos valiosas.
Outras ficaram machucadas no correio:Pegar,deixar de lado, jogar até o destinatário procurar ...
De vez em quando, vem uma registrada.
Umas são presentes em invólucros fáceis de se abrir.
Outras já é bem difícil retirar a embalagem. Porém, embalagem não é o ´presente.
É fácil cometer este erro: confundir presente com embalagem.Às vezes, o presente não é fácil de abrir. Precisa da ajuda de outras pessoas. Será que a razão é o medo? Será que é o ódio? Talvez  já tenha sido desembrulhado e jogado fora.E agora,por medo ou ódio, permanece  lacrado. 
 E pode ser que o presente não seja para mim!

Eu também sou uma pessoa. Sou também um presente. Um presente para mim mesmo.Um presente para você.O Pai deu-me a mim mesmo mas quer doar-me também a você. Já olhei para dentro da minha própria embalagem? Talvez eu nunca tenha aceito o presente que sou...Pode ser que dentro da embalagem tenha algo diferente do que penso!Talvez nunca tenha compreendido o presente maravilhoso que sou! 

Será que o Pai faz pessoas que não são maravilhosas? Eu adoro os presentes que aqueles que me amam dão a mim! Por que não amar o presente,este presente,a pessoa que sou? Sou um presente às outras pessoas? Será que nunca chegarão a valorizar o presente? 

Cada encontro com pessoas é troca de presentes.Mas o dom sem doador não é mais dom! É somente uma coisa vazia sem relacionamento entre doador e recebedor.A amizade é um relacionamento entre pessoas que vêem as pessoas como realmente são: DONS DO PAI UM AO OUTRO...  

O amigo é um dom,não somente para mim,mas para outros através de mim. Quando eu guardo um amigo,possuindo-o, eu destruo sua capacidade de ser dádiva. Se eu guardo a sua vida para mim, eu a perco.para outros.
PESSOAS SÃO DONS RECEBIDOS E DONS DOADOS"...
........................................................................................................
 Para todos os  meus amados amigos, dedico a mensagem acima com muito carinho. E muito obrigado Senhor por ser meu amigo e por me doar amigos tão preciosos e que me ensinam a confiar no futuro. Um forte e carinhoso abraço pessoa querida,meu amigo de fé, irmão, camarada. E que Deus abençoe a todos nós. Muita paz!