sexta-feira, 9 de março de 2012

Parceria fascinante.- Parte 1


Para o escritor Adriano Bonomi, (...)"a formação escolar reside no relacionamento de três personagens: o estudante,os pais e o  educador. Através deles há uma inserção da criança na vida escolar, além de representar a ação conjunta rumo à consolidação de uma pedagogia voltada para a infância"

Se for perguntado às famílias sobre o que mais desejam para suas crianças, a resposta inegavelmente só pode ser esta: Que ela seja feliz.

Qualquer família consciente e responsável, sem dúvida,tudo faz para que este desejo se realize. Por isso se esforçam para encaminhar seu (sua) filho(a) na vida da melhor maneira possível,fazendo tudo que estiver ao seu alcance,sujeitando-se muitas vezes a todo e qualquer sacrifício para ver e sentir sua criança bem .

A família é a educadora da criança por dever e por direito. Os dispositivos legais comprovam esta colocação- a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN e Constituição). A escola é somente colaboradora desta obra grandiosa que é educar a criança para a vida e vida feliz.

Importa à família,pois, como  responsável pela educação da criança, acompanhá-la em sua vida escolar para que,sentindo a participação,o interesse dos seus familiares, se sinta mais confiante. A família pode ainda, através da parceria com a escola, ajudar e muito,para que, as crianças melhor aprendam.

Há um pensamento muito bonito que diz assim: "Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho: sonho que se sonha junto é a realidade que começa". 

E graças ao empenho de todos que se unirem visando levar a criança a construir um conhecimento sólido e a  aprender a encontrar o amor no mundo, o objetivo principal que é  contribuir para que a criança possa encontrar o sucesso, será alcançado.

É necessário que a família  aproveite as oportunidades de um entrosamento maior com a escola para que possam refletir sobre a educação e trocar sugestões sobre a prioridade em nossas vidas: nossas crianças.

Está comprovado através de pesquisas que a família que desde os primeiros anos de escolaridade da criança demonstra interesse pela sua vida escolar procurando a escola  através de  telefonema, recados por escrito, visitas ocasionais e outras tantas formas de marcar presença,mostrando assim que se importa pelo que está sendo ensinado à sua criança, contribui para o desenvolvimento de pessoas dotadas de valores éticos, autonomia e senso crítico. Consequentemente,  melhor instrumentalizadas para atuar em sociedade competitiva  com comportamento assertivo e  superar os desafios da vida cotidiana. 

Família e escola  trabalhando em clima de diálogo,participação e confiança. Este parece ser o início da concretização do sonho de uma nova realidade social em um futuro muito próximo.

Para você, um forte abraço. Saúde,paz e bem
                                                                          Terezinha das Graças de Souza Couto.

4 comentários:

  1. Olá Terezinha. Também sou educadora e acredito no papel da família na educação, seus comentários foram pertinentes a meu trabalho de conclusão de curso de pós graduação, posso citá-la como fonte???
    Forte abraço, aguardo retorno,
    Elisamaura Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite colega. Que bom que pude ser útil! Acredito que enquanto todos os atores envolvidos na educação não forem convocados e conscientizados a fazerem a sua parte,continuará difícil de se oferecer a educação de qualidade social.O professor sozinho não pode se responsabilizar por esta Arte que é a Educação.Tão importante quanto desgastante. Posteriormente estaremos retornando a este tema pois na minha escola é motivo de muita preocupação dos profissionais da educação.Um bom fim de semana para você Elisamaura.E que Deus abençoe a todas nós. Grande abraço. Saúde e Paz!

      Excluir
    2. Terezinha agradeço a atenção mas e aí posso citá-la como fonte?
      Elisamaura Freitas

      Excluir
    3. Natural colega! Nem precisa perguntar.Fique à vontade. E se eu puder ser útil em algo mais, conte comigo.Um forte abraço e boa sorte!

      Excluir

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.