sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que devemos valorizar?


Cantinho do Educador:
Prezado Colega, como vai? No meu arsenal pedagógico encontrei este texto e resolvi compartilhar com as devidas adaptações.Vale a pena refletir sobre o nosso critério de avaliação.Será que levamos em conta a realidade da criança, a sua história de vida? Que Deus abençoe a todas nós. Abraços e bom trabalho.

Antes de afirmar: - Em três anos meu aluno não aprendeu nada!...
... Leia, reflita.

"O que você pensa que devemos valorizar mais- um resultado de teste diagnóstico ou a realidade na vida de uma criança?

São crianças que não passam em prova de ritmo e sabem fazer batucada.

Que não têm equilíbrio e coordenação motora e andam nos muros e sobem em árvores. 

Que não têm discriminação auditiva e reconhecem os cantos de pássaros. 

Não conhecem os princípios básicos da Matemática e na vida,fazem compras,sabem lidar com o dinheiro, até ajudam os pais a vender  na feira, vendem picolés para ajudar no orçamento da família... e sabem direitinho o troco.

Não tem memória e discriminação visual mas reconhecem uma árvore pelas suas folhas,um pássaro pelo seu canto. 

Não tem coordenação motora com o lápis mas  constroem pipas. 

Não tem criatividade, e fazem seus brinquedos do nada. 

Crianças que não aprendem nada, mas aprendem a assimilar o conceito básico do que a escola lhes transmite: o mito da ascensão social,da igualdade de oportunidade e depois assumem toda a responsabilidade pelo seu fracasse escolar..."


                                                                                             Este texto foi  adaptado da ANDE-Revista Associação Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.