domingo, 6 de novembro de 2011

É GRIPE OU RESFRIADO?


 
Imagem portaldoprofessor.mec.gov.b

Você já acordou com o nariz entupido, espirrando, a garganta doendo, sensação de cansaço?   Nestes momentos ficamos em  dúvida:Será que “pegamos” gripe? Ou é um simples resfriado?

A gripe é uma infecção das vias respiratórias causada pelo vírus influenza. É contagiosa porque quando uma pessoa gripada espirra ou tosse espalha no ar os vírus, que podem ser inalados por qualquer pessoa que esteja por perto.
Os sinais e sintomas da gripe são: Febre alta que dura de 3 a 4 dias, tosse seca que pode se tornar produtiva, forte dor de cabeça dores musculares, cansaço e fraqueza que pode durar até 2 ou 3 semanas e às vezes exaustão extrema. É comum surgir ainda desconforto no peito e às vezes nariz congestionado, coriza e dor de garganta
Quando não tratada corretamente a gripe pode evoluir para complicações, como bronquite, pneumonia, sinusite e otite. Crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas tais como cardiopatia, asma, diabetes, AIDS, são mais suscetíveis a essas complicações e ela pode até matar nestes casos.
Muitas pessoas ao contraírem gripe fazem uso de Antibióticos e Antiinflamatórios que não curam a gripe, pois atacam bactérias e não vírus, por isso não são úteis em infecções. Da mesma forma, antiinflamatórios só tratam os sintomas da gripe, mas não a curam. Esses medicamentos podem ser úteis no caso de complicações da gripe, mas é importante não se esquecer  que  somente o médico pode avaliar a real necessidade do uso de um ou de outro.
Está comprovado que o uso inadequado de antibióticos contribui para desenvolvimento de bactérias resistentes que  é um problema da saúde pública.
Se você apresentar febre alta (38º C ou mais) e dois ou mais sintomas de Gripe, procure imediatamente o médico
Já existe um medicamento antiviral específico contra a gripe, diferente dos analgésicos, antipiréticos, etc que são os chamados sintomáticos, por tratarem apenas os sintomas da gripe. Seu médico poderá receitar uma medicação específica contra o vírus da gripe que reduzirá a severidade dos sintomas e a duração da doença. Para o tratamento ser bem sucedido é importante iniciá-lo em até 48 horas após o início dos sintomas, pois a gripe pode evoluir para doenças mais graves como a meningite e pneumonia.

Quanto ao resfriado, é também provocado por viris, mas produz sintomas mais brandos: A pessoa que “pega” resfriado raramente apresenta febre alta e dor de cabeça. É comum apresentar nariz congestionado, coriza, dor na garganta, leves dores musculares e desconforto no peito. Apresenta muito leve o sintoma de cansaço e fraqueza e quanto a exaustão extrema –um dos sinais da Gripe-  no resfriado é geralmente ausente . Caso não ocorra complicações de 3 a 5 dias  passa sozinho
Para melhorar as defesas contra o influenza, qualquer pessoa pode receber a vacina.

 Para enfrentar melhor a gripe e o resfriado ingerir bastante líquido, dormir bem descansando o suficiente, manter a casa ventilada, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos freqüentemente (principalmente quando chegar da rua), manter alimentação saudável como por exemplo frutas ricas em vitamina C,procurar um médico se ocorrer complicações, são algumas das recomendações comprovadamente eficazes na maioria dos casos. 
                                                                        Um forte abraço e... SAÚDE!



Sites consultados:



portaldoprofessor.mec.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Fique com Deus.