domingo, 24 de abril de 2016

Para a felicidade na família.


Sua família é feliz? Muita gente  diz que família não dá para escolher,mostrando insatisfação com a vida familiar. Mesmo sendo do mesmo sangue,a personalidade de cada membro da família é diferente e na maioria das vezes não dá para mudar este fato. O que se pode fazer então para conseguir ter felicidade na sua família,talvez seja seguir algumas regras básicas  essenciais para se ter harmonia e consequentemente felicidade:

Respeitar as diferenças.
Como é difícil,principalmente nos dias atuais o respeito à individualidade do outro!O seu jeito de ser! Todos exigem respeito,porém nem sempre sabem respeitar o outro. A verdade é que todo mundo  não só gosta como também merece respeito. Pais ou responsáveis,mesmo a criança ou adolescente é  gente e como tal merece respeito e não deve ser criticado sempre. Filhos,não é porque seus pais nasceram no século passado e apresentam algumas vezes características de personalidade não muito modernas que você tem o direito de desrespeitar a autoridade deles no lar. Se cada um se colocar no seu lugar e se impor determinado limite o relacionamento na família tende a ser melhor e trazer mais satisfação e felicidade.Se não gostou de determinada decisão ou atitude,você deve conversar com a pessoa, seja seu pai, mãe,irmão ou seu filho.. Mas essa conversa deve ser de forma respeitosa sem agressões ou gritos.

Sinceridade.Se não gostou de determinada decisão ou atitude,você deve conversar com a pessoa, seja seu pai, mãe,irmão,esposo,esposa ou seu filho.. Mas essa conversa deve ser de forma respeitosa sem agressões ou gritos.

Saber ouvir. Dentro da família deve haver diálogo,não monólogo. Por isso o diálogo é muito importante, mesmo que ela ainda seja uma criança.

Bom Humor. O bom humor é fundamental em todos os aspectos da vida. Ele passa uma sensação de positividade algo tão necessário para a boa convivência. Como é difícil conviver com alguém mal humorado que que está sempre armado, pronto a disparar seu mal humor sobre qualquer um que manifesta opinião  diferente da sua!

Assumir erros.Reconhecer que errou e tentar reverter de alguma forma a situação,pode ser o mais difícil. No entanto, pode ser excelente atitude a se tomar.

Privacidade. Assim como você tem seus segredos que não quer revelar,respeite a privacidade da sua filha ou do seu filho e não exija que se abram com você.

Adolescência. É fase de transição.e busca de identidade. São comuns,nesta fase, alguns comportamentos estranhos embora não tão aceitáveis.Não tente competir com o adolescente.Pode ser pior para que ele confie em você. Procure conversar e principalmente ouvir bastante para entender o por quê de tal comportamento e poder orientar através do diálogo.

Perdão. Todo mundo erra.Por isso, saber perdoar e esquecer é fundamental para a felicidade.

Essas dicas simples podem ser muito benéficas se aplicadas no di-a-dia.

Lembre-se que é preciso cada um analisar a si mesmo.Observará então que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz,especialmente na convivência com outro(s). E que a nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizemos para os outros.

Se você quer ser feliz e traz ainda consigo complexos de culpa, não  permita que ninguém fique  atirando no seu rosto frequentemente as suas faltas passadas. Afinal, quem nunca errou? Que atire a primeira pedra! Para que o universo esqueça e perdoe o (s) seu(s) erro(s) e novamente volte a conspirar a seu favor,comece a desejar a própria libertação,abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação desse ou daquele dano que você haja causado a alguém.

Abraço forte para você. Para você e sua família, tudo de melhor.Fique bem! Fique com Deus!

domingo, 17 de abril de 2016

Sua vida tem valido a pena?

Se você morresse hoje,
sua vida teria valido a pena?
Você sente que viveu momentos suficientemente
felizes capazes de elevar seu espírito aos céus
mais elevados da alma?
Senão, não fique triste...
Apenas venha comigo
Vou levar você até o alto de um monte.
Lá deixe o vento lhe contar lindas histórias de como ser feliz.
Ele vai brincar com sua alma,
e depois,quando lhe deixar
você se sentirá outra pessoa
E nunca vai se arrepender desse momento.
Terá descoberto o óbvio:
A felicidade está em cada momento que se vive!
                                                   
                                                                

                                         Luiz Fernando Souza Couto
              

sexta-feira, 15 de abril de 2016

NÃO SEI – Cora Coralina


Não sei se a vida é curta...
Não sei... Não sei...
Se a vida é curta ou longa demais para nós
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser : colo que acolhe.
Braço que  envolve,palavra que conforta.
Silêncio que respeita, alegria que contagia.
Lágrima que corre, alegria que sacia.
Amor que promove. 
E isso não é coisa do outro mundo:
É o que dá sentido à vida.
´                                É o que faz com que ela não seja   nem curta
Nem longa demais.
Mas que seja intensa, 
verdadeira e pura...
Enquanto durar.

 
Amada e amado de Deus , aprendi que não importa saber se a vida é curta ou longa demais. O que sempre importa saber é que ao final dela,ao olhar para trás e ver todo o passado  diante dos nossos olhos, com  a paz da consciência tranquila a gente  sinta que,tudo o que vivemos, valeu a pena. Que não passamos a  nossa  vida à toa. Que durante o período  curto ou longo que estivemos por aqui  sintamos que  tenhamos dado um sentido à nossa vida fazendo a diferença na vida de alguém... Que tenhamos algum legado a deixar para as gerações futuras.Assim, com certeza nossa vida foi intensa, verdadeira,pura. Que todos os nossos atos foram movidos pelo amor que é o que dá sentido à vida.  

Um abraço forte  e um beijo no seu lindo coração.   Fique com Deus . E que Jesus esteja com você e em todos os momentos da sua vida.