terça-feira, 18 de agosto de 2015

Homenagem a uma joia rara.

Maria Carmem Schettino Mattos
Rejuvenescendo o tempo todo

"Li um artigo na revista Super Interessante num consultório médico no ano passado que muito me chamou atenção. Esse artigo foi escrito por um médico americano que se chama Dr.Michael F. Roizem. O título do artigo era: Viva mais- padeça menos. Fiquei tão empolgada que fiz um resumo rápido com a ideia de publicá-lo no jornal A Gazeta numa das minhas crônicas.O artigo dizia: Desde que desenvolvi o conceito da verdadeira idade não consigo mais parar. falo sobre o programa a médicos e a outras pessoas.

Estimulei pacientes a fazerem testes e os vi tomar decisões de assumir o controle do seu próprio envelhecimento. Participei de festas de aniversário de "um ano a menos",observando as pessoas rejuvenescerem diante doss meus olhos.Embora a resposta tenha sido esmagadoramente positiva,tive alguns adversários.

Na ocasião,depois de dar uma palestra sobre o programa que criei "Real Age" escutei pessoas reclamando: "Nós americanos,simplesmente não temos respeito nenhum pelos idosos. É só juventude,juventude e juventude."

Essa crítica não me desanimou,porque a finalidade do programa é promover a velhice,mas uma velhice saudável e "jovem".O meu programa mostra como uma pessoa pode viver aos 80 anos com toda energia e vigor de uma pessoa de 55 anos,como faz um indivíduo de 90  a acompanha. Todos queremos fazer tudo que sempre fizemos e até mais. Isso significa que ainda mora sozinho,viaja e se expressa eficazmente  com opiniões arrojadas- aquele que deixa os "meninos" boquiabertos.

Ter respeito pela velhice significa querer acabar com o sofrimento que com frequência a acompanha. Todos queremos fazer tudo o que sempre fizemos e até mais.Isso significa ficar jovem biologicamente mesmo quando velhos cronologicamente.

Os dados do Instituto Fries Study,realizados pelos alunos e ex alunos da Universidade da Pensilvânia sobre a diferença no envelhecimento entre gêmeos e do estudo de Fogel sobre estatísticas da longevidade em bancos de dados de saúde, demonstram que as pessoas que levam uma vida saudável vivem mais e com menos doenças e incapacidade.

Os que mudaram de comportamento viveram mais e melhor. O que a ciência nos mostra é que ter uma velhice saudável e vibrante depende de procedimento apropriado para cuidarmos de nós mesmos durante toda a vida.

Quando você dá um passo para mudar um comportamento hoje-a compensação não é só uma vida mais longa e sim rejuvenescimento.Tomar vitaminas certas,aprender a relaxar ou fazer exercícios,ouvir o seu médico você vai retardar o ritmo do envelhecimento de seu organismo. A compensação não vem anos depois,mas agora.

Por que envelhecer,quando se cuidarmos da alimentação,da mente e do espírito viveremos muito melhor certamente?"
                                                                 
Amados,hoje  acordei com nostalgia e, com muitas recordações boas de uma das mais valiosas jóias que tive o prazer de conhecer,a amada Maria Carmem,minha irmã de coração a quem devo grande parte das minhas conquistas.Ainda guardo, como relíquia,os primeiros móveis que possui, cadeiras que durante anos ornamentaram sua sala de jantar em Petrópolis. Pensando nessa pessoa simplesmente fantástica e sem palavras que pudessem traduzir toda a importância que ela teve em minha história,decidi republicar este artigo que escreveu certa vez para um jornal e fez questão de enviar para mim na cidadezinha onde, até hoje resido. O que me motivou a isto, foi o  fato de  que nesse artigo ela reproduzindo palavras que leu de um médico,que traduziam exatamente a sua filosofia de vida.Viúva muito nova,lutou corajosamente para criar os três filhos,frutos de uma feliz união com um companheiro,também de muito valor que perdeu tragicamente em um acidente de automóvel.Não me lembro de te-la visto demonstrar amargura ou desânimo durante o longo tempo que com ela convivi. Um exemplo de força, bondade e amor ao próximo.

Querida e boa Maria Carmem, onde estiver, com certeza nos braços de Deus,saiba que, apesar da timidez que me impediam de melhor demonstrar, sempre tive a maior admiração, gratidão e carinho por você.Aceite querida amiga,irmã de coração, minhas orações e minha humilde homenagem. Tenho certeza que continua  a esbanjar aí no céu, sua eterna juventude,beleza e alegria.Maria Carmem, você, que sempre viveu incansavelmente semeando amor à sua volta,descanse na paz e felicidade eterna. Você merece.
                                                           

E,para você que, me acompanha enchendo-me de alegria e incentivo para a caminhada a cada encontro, um grande beijo no coração. Fica bem,