O primeiro objetivo da educação é criar homens criativos, inventivos, descobridores,capazes de fazer coisas novas,não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram.
Também pode ser colocado como meta da Educação formar mentes críticas capazes de verificar,analisar e não somente aceitar tudo o que lhe é oferecido. Um dos grandes perigos que hoje assombra a Educação é o da Internet, dos slogans divulgados pela mídia,opiniões coletivas, Temos que preparar nossos alunos para estarem aptos a resistir individualmente, a criticar a distinguir entre o que está provado e o que não está. Portanto precisamos de alunos ativos participativos que aprendam cedo a encontra as coisas por sí mesmos, em parte para desenvolver sua autonomia, e, em parte,para aprenderem desde cedo a distinguirem o que o que é verificável e o que é, simplesmente a primeira ideia que lhe veio à mente ( Piaget, adaptação)
Fábula
Certo dia os animais resolveram fundar uma escola para preparar seus filhos para enfrentar as perigos desta vida. Para facilitar o ensino organizaram um currículo constituído dos conteudos de corrida, escalagem, natação e voo.
O pato,por ser exímio em natação, saiu-se regularmente no curso de voo, e tirou as piores notas no conteúdo de corrida e escalagem. Por causa disso era obrigado a ficar todo o dia na escola fazendo exercícios extras. Acabou ficando com os pés tremendamente esfolados,o que prejudicou seu desempenho no conteúdo de natação. O coelho saiu-se maravilhosamente bem no conteúdo de corrida,mas quase sofreu um colapso nervoso de tanto tentar a natação. Ninguém trepava melhor que o esquilo,mas foi muito criticado porque ao invés de voar de baixo para cima como lhe ensinava o professor ele insistiu em trepar em árvores.
No fim do ano uma águia ANORMAL que tinha nadadeiras teve as notas mais altas e foi a oradora da turma..Os ratos e cães de caça tiveram uma série de problemas porque a administração não aceitou incluir no currículo duas matérias que eles consideravam importantes: "o como" escavar tocas e "como" descobrir esconderijos. Como todo mundo já andava insatisfeito com o estado de coisas reinantes, alguns bichos começaram a matutar e descobriram que o problema estava em que a administração sozinha não poderia não poderia saber o que os animais precisavam. Aí eles eles foram falando com todos os animais que concluíram ser o problema esse mesmo.
E num dia inesquecível a bicharada se reuniu numa clareira do bosque- macaco- patos- esquilos- coelhos- águias- urubus- cachorros,- gatos- leões- onças...
E começaram a discutir... a refletir.