No outono,quando se vê bandos de gansos voando em busca de lugares de clima mais ameno, algumas pessoas mais curiosas podem indagar o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem sempre na mesma formação.
Ao emigrar em busca de lugares mais quentes,os gansos voam na típica formação em "V". E,conforme foi comprovado, nesta formação eles voam a uma velocidade 70 a 71% maior do que se estivessem voando sozinhos ou cada um na posição que quisesse.
Ao emigrar em busca de lugares mais quentes,os gansos voam na típica formação em "V". E,conforme foi comprovado, nesta formação eles voam a uma velocidade 70 a 71% maior do que se estivessem voando sozinhos ou cada um na posição que quisesse.
Alguns fatos podem ser constatados: Quando um ganso bate suas asas,criam um vácuo para o pássaro seguinte o que lhe dá maior sustentação e assim o grupo inteiro consegue melhor desempenho.
Se um ganso sai da formação sente imediatamente a resistência do ar por tentar voar sozinho. Rapidamente então ele volta a formação procurando tirar vantagem do vácuo deixado pela ave à sua frente. É necessário a sensibilidade e o bom senso para permanecermos alinhados e unidos com aqueles que buscam o mesmo objetivo,e nos dispusermos tanto a prestar a nossa ajuda quando necessário quanto a aceitar ajuda. A força,poder e segurança aumentam e as metas são mais fácil e rapidamente alcançadas quando aqueles que dividem um objetivo em comum seguem na mesma direção.
Os gansos partilham a Liderança. Quando o ganso que estiver no ápice do V se cansar,ele passa para trás e outro se adianta para assumir a liderança. Quando se necessita fazer um trabalho árduo o revezamento é vantajoso.
Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Palavras de encorajamento e apoio são importantes. Quando os gansos grasnam lá de trás inspiram e energizam aqueles que estão na linha de frente,ajudando-os a manterem o comando,mesmo com as pressões do cansaço do dia-a-dia.
Os gansos acompanham os fracos. Quando um deles por doença ou fraqueza,sai da formação,no mínimo um outro se junta a ele,para ajudá-lo e protegê-lo.E ele é acompanhado até a solução do problema e então reiniciam a jornada só eles,ou juntando-se a outra formação. até encontrarem seu grupo original.
Sendo partes de uma equipe em qualquer grupo social que participamos,nós também necessitamos de encorajamento e apoio e de sermos solidários nas dificuldades para que possamos produzir mais e com maior rapidez.Compartilhar e combinar dons,talentos e recursos.
Para refletir:
Só será saudável a vida em comum num ambiente em que a pessoa esteja livre para explorar suas capacidades,num espaço em que tenha a liberdade para testar e descobrir significados e valores que lhe permitam criar sua identidade. Nós podemos ajudar uma pessoa a ser ela mesma,se nos dispusermos a deixar por alguns momentos a nossa zona de conforto,o nosso egoísmo, a nossa disposição de só pensar na solução de problemas da porta para dentro sem pensar na pessoa que está ao nosso lado e voar em direção a ela, a mergulhar temporariamente em seu mundo,em seus sentimentos e em suas experiências,se oferecermos à pessoa apoio e força para que possa dar o próximo passo em direção a seu próximo crescimento. Afinal, assim como os gansos, as pessoas são dependentes umas das outras e ninguém consegue ser feliz sozinho.
Um forte abraço.Fiquem com a paz de Deus. E que Ele abençoe a todos nós.